Como agir Entrevista de Emprego

Introdução
Deves ter cuidado com a forma como te apresentas numa entrevista. Lembra-te sempre desta máxima: só tens uma oportunidade de fazer uma primeira boa impressão.
MODERAÇÃO é a palavra chave.

Primeiro Encontro
Deves manter a calma. Evita os tiques de nervosismo como olhar para todos os lados, roer as unhas, falar ruidosamente no corredor com os outros candidatos. Senta-te, lê o jornal e espera que te chamem. Quando te chamarem, levanta-te calmamente e dirige-te à sala da entrevista. Pensa para ti mesmo “como esta entrevista vai correr bem e como vou mudar a minha vida”.
Pede permissão para entrar na sala e fá-lo com um sorriso franco. Não convém correr para o entrevistador com a mão esticada;pode parecer excessivamente entusiasta ou desesperado. Espera que o outro tome a iniciativa de te apertar a mão.

Estes podem parecer pormenores e acontecem numa questão de segundos, mas a primeira impressão pode fazer uma grande diferença.
Não te esqueças de desligar o telemóvel.

Sentar
Dá licença ao entrevistador e deixa-o/a sentar-se primeiro. Se ele/a já estiver sentado/a, aguarda pelo convite para te sentares. Geralmente, indicam um lugar. Se tiveres escolha, opta por um lugar de onde possas facilmente ver o teu entrevistador.
De um modo geral, numa entrevista, os interlocutores sentam-se frente a frente. Assim podem olhar diretamente um para o outro, mas com distância suficiente entre eles para indicar que não é uma conversa íntima entre colegas ou amigos. 

Postura
A tua postura deve dizer essencialmente: "estou à vontade". Tenta andar, sentar e estar em pé de forma descontraída. 
A maioria dos candidatos começa com uma postura bastante reta e contraída. Como estão nervosos, ficam muito direitos na cadeira e encostados às costas. 

Vais sentir-te mais à vontade à medida que a conversa avança e podes mostrá-lo através da tua postura. Deixa-te cair um pouco para trás, muda de posição de vez em quando, faz gestos, inclina-te para frente... Não fiques sentado sem te mexeres, mas também não exageres!

Usa as mãos para fazer gestos, para sublinhar coisas ou para ajudar as tuas explicações. Muitas vezes, os gestos mostram que o outro se sente à vontade e que está cheio de entusiasmo. Evita ser demasiado teatral.
Contacto de olhos

Olha para o entrevistador, mas não fixes o olhar, pois pode causar uma sensação desconfortável. Afastar constantemente o olhar também não dá bom resultado, porque pode ser sinal de incerteza, de que tens algo a esconder ou até de que estás a mentir. Tenta olhar o entrevistador sempre que achares oportuno e tudo correrá bem.
Se houver vários entrevistadores, convém olhar para cada um mais ou menos em igual medida. Começa com a pessoa que te fez a pergunta e olha depois para cada um dos outros.

De vez em quando, diz que sim com a cabeça. Se inclinares a cabeça um pouco, darás sinal de que está interessado/a e a ouvir com atenção.

Sorri
Uma das primeiras coisas que o entrevistador vê no candidato é o rosto. Portanto sorri quando o cumprimentares, pois darás de imediato uma impressão positiva. Ainda não lhe disseste nada e já mostraste que é um prazer encontrar-se com ele e que estás entusiasmado/a.

Durante a conversa sorri de vez em quando; se não o fizeres darás a impressão de estar sob stress ou inseguro/a. Não exageres! Se saires de lá com dores nas bochechas, o recrutador pode pensar que estiveste a sorrir para esconder inseguranças.

Cuidado com a cara. Se o entrevistador propuser uma coisa com que não estás de acordo, não levantes as sobrancelhas. Isto pode querer dizer algo como "O quê?" ou "Aha, se as coisas são assim!". 

Atitude
Deves mostrar uma atitude de grande motivação para a oferta de emprego e grande interesse no sucesso da empresa. Esta atitude deverá continuar ao longo do tempo que desempenhares as tuas funções. Nunca deves esquecer que SÃO OS CLIENTES que pagam ordenados, não é o patrão quem paga o ordenado.
Não sejas pedinchas, não apresentes a tua situação como muito difícil, não digas que este emprego é tudo para ti senão passas fome; o empregador está à procura da pessoa certa para a vaga e para a sua empresa. Regra geral não se sensibilizará com as dificuldades que estás a passar.
Evita referências a gostos pessoais como filiações religiosas, clubísticas, partidárias. Estas referências podem não cair bem ou não corresponder com as do entrevistador/empregador.

Despedida
Despede-te descontraidamente, sem mostrar demasiada ansiedade. Não perguntes quando é que te vão contatar, refere apenas que aguardas um contacto.
Deste o teu melhor. Mais que isso é impossível. Se não for desta, concorre a uma e outra vaga. O “Não” está garantido. Deves procurar o “Sim”.

Por último
ESTAS NÃO SÃO VERDADES UNIVERSAIS. Cada caso é um caso e deves adequar o teu CV ao teu perfil e à candidatura que estás a fazer neste momento.


Informação elaborada com base em pesquisa de internet. Apresenta sugestões: tasmatias@gmail.com

Sem comentários:

Enviar um comentário