A pandemia que assola o mundo inteiro convidou-nos a adotar novas formas de trabalhar e de socializar, acarretando desafios e oportunidades à comunicação de marcas, empresas e instituições públicas e privadas.
A adaptação ao teletrabalho, que era uma realidade pontual para mim, mostrou-se positiva.
Verifiquei que com disciplina, um circuito e uma estratégia de comunicação bem definidas, um telemóvel e um computador com acesso à Internet e à rede de trabalho conseguimos pôr as nossas organizações a comunicar com os seus públicos.
Conseguimos fazê-lo quer no discurso direto, quer através do storytelling, cumprindo com a missão de informar e formar e, ao envolver as pessoas, acrescentando valor à comunicação.
Necessitamos, no entanto, de uma dose extra de criatividade e de bom senso!
A informação em tempos de crise torna-se ainda mais importante para quem está trancado em casa e produzir e transmitir conteúdos informativos ainda mais desafiante e gratificante.
Têm sido dias de aprendizagem, de consolidação de conhecimentos, de aproximação às tecnologias e de reflexão. Partilho algumas constatações.
A pró-atividade nas ações e a responsabilidade e transparência na informação são, indubitavelmente, atributos essenciais de uma organização na gestão de qualquer crise.
Apesar do distanciamento social, não esquecer o KISS (Keep It Short and Simple), sobretudo para instituições que comunicam com um público bastante heterogéneo e numa altura em que as pessoas estão a ser bombardeadas com excesso de informação.
Em tempos de crise, não cair na tentação de ser oportunistas, nem de obter protagonismo.
Nomeadamente na produção dos conteúdos para as redes sociais, ter em atenção o estado de stress e de ansiedade em que as pessoas se encontram.
De um dia para o outro, mudamos de vida e até nos adaptámos com sucesso, arrisco dizer. E agora com o desconfinamento como ficamos? Iremos manter o novo paradigma de trabalho remoto, com menor impacte ambiental e muito possivelmente com a mesma eficácia? Peca, no entanto, pela ausência da comunicação interpessoal presencial. Ou vamos voltar ao mesmo, apesar de estarmos perante um novo mundo?
Este é o momento certo para redesenharmos as nossas vidas.
Carmen Costa
Formadora e Assessora de Imprensa