domingo, 17 de janeiro de 2021

"A Coragem de Perseverar", por Tiago Matias

Vivemos tempos extraordinários, que acabaram por se prolongar de forma extraordinária. 2021 não trouxe, como ingenuamente queríamos acreditar, uma solução mágica para a Pandemia.

De facto, ao que tudo aponta, continuaremos neste registo de “confina/desconfina” pelo menos até ao Verão.


Os tempos exigem Liderança e Coragem. Liderança para definir rumos claros e estratégias bem definidas para confinar ao máximo - não as pessoas - mas o vírus.

Liderança para ser o porto seguro de todo um conjunto de pessoas, Açorianos, nesta ou naquela área, que todos os dias dão o seu melhor.

Coragem para Preservar, na medida do possível, o nosso modo de vida, os nossos hábitos quotidianos, a nossa vivência em Comunidade e a nossa Economia.

E aqui não posso deixar de realçar a Coragem dos nossos empresários que, praticamente contra tudo e contra todos, continuam a desenvolver as suas atividades, procurando não deixar cair as suas atividades empresariais e não enviar para o desemprego os seus colaboradores.

Há algo que não deixa de me surpreender; é que apesar de todas as condicionantes que atravessamos, não há quem deixe de apostar, de criar novos negócios, de gerar novos postos de trabalho.

Se isto é verdade para os empresários, não é menos verdade para aqueles que – por um motivo ou por outro – acabaram por cair no desemprego. Todos os dias assisto também, essencialmente nas redes sociais, a gente que procura trabalho. Nem sempre da melhor forma, é certo, mas na maior parte dos casos sempre com grande motivação de encontrar uma vaga que os satisfaça e onde podem ser úteis.

Tudo isto manifesta aquilo que sempre foi a base de se ser Açoriano: a Coragem de Perseverar. Enquanto aguardamos pela vacina, façamos de 2021 um ano de recuperação e de retoma da normalidade.

 

Tiago Matias

Editor empregonosacores.blogspot.pt

tasmatias@gmail.com

Sem comentários:

Enviar um comentário