Os colaboradores são leais à organização quando se sentem
bem e quando se identificam com esta. Nesta ótica, o que significa lealdade às
hierarquias e confiança nestas? Significa uma relação win-win. Ou seja, uma
relação em que ambos ganham, o que nem sempre é um processo simples, porque as
incertezas, as exigências e o facto de estarmos perante uma relação com níveis
de poder diferentes tornam, por vezes, esta relação mais complexa. Para a
hierarquia, é desejável ter colaboradores cuja confiança seja acima da média,
cuja lealdade permita à hierarquia delegar e apoiar. Isto é, desenvolver as
suas competências na função mas, simultaneamente, defender e promover os seus
colaboradores.
A lealdade de um colaborador deverá ser para com a
organização. Contudo, as organizações são constituídas por indivíduos e grupos,
sendo o trabalho em equipa condição fundamental para o bom ambiente e para o
sucesso na execução das tarefas e atividades que são atribuídas, pelo que a
lealdade e o compromisso com valores da organização deverá ser a primeira
regra.
O poder, a ética, a lealdade ea fidelidade, convivem todos
os dias nas organizações onde, por vezes, a necessidade imperiosa de sucesso e
poder de alguns indivíduos, que tudo fazem para obter esse poder, geram ambientes
antagónicos, o que poderá condicionar o processo de alinhamento estratégico. Então
o que é desejável? Antes de mais a credibilidade, transparência e rigor são
factores de êxito.
Procurar ter lideranças, cuja capacidade de adaptação, de
foco nos objectivos e nas premissas base da organização, possibilitam a
implementação de estratégias de modo sustentado. De igual modo ter
colaboradores informados, motivados e com elevado grau de compromisso, que
participam, que tem possibilidade de ser/ter voz ativa dentro das organizações,
fomentará a estabilidade e o crescimento da instituição. Estes até podem ser
"inconformados", desde que exista o entendimento de que esta postura
não é contra os valores e princípios da organização, mas sim que pode trazer
valor e abertura para olhar um assunto numa perspectiva diferente.
Este "inconformismo" não deve ser confundido com a
insatisfação do colaborador que considera que está tudo mal. Acontecendo isto,
deverá ser uma preocupação da hierarquia compreender os motivos desta
insatisfação e efectuar propostas de melhoria para envolve-lo. Se ele será
leal? Bom, esse é o grande desafio.
Por vezes, confunde-se iniciativa com intromissão/ambição.
Acaba por ser um conflito de egos na verdade, pelo que, não são só os
colaboradores, que devem estar orientados para os objetivos e cultura da
empresa. O líder também tem de estar e compreender a dinâmica da organização.
Só com colaboradores leais é que uma organização consegue
crescer, consolidar e manter um plano estratégico sustentado a médio e
longo-prazo.
Mestre em Gestão Pública